Deficiência de lactase (intolerâcia à lactose)

Os dissacáridos da nossa alimentação para serem absorvidos no intestino delgado, precisam de ser desdobrados em dois monossacárido. A mucosa do intestino delgado possui enzimas que facilitam esse desdobramento. Assim a sacarose do açucar corrente é desdobrada pela sacarase em glucose e frutose. A maltose que se encontra nos vegetais é desdobrada pela maltase em glucose e glucose. A lactose, principal açúcar do leite, é desdobrada pela lactase em glucose e galactose. A não absorção destes açucares por falta da respectiva enzima provoca diarreia, dor abdominal e produção de gases quando chegam ao cólon.
COMO SE PERDE A LACTASE? HEREDITÁRIA - São raras as crianças que nascem sem a capacidade de produzir lactase. A alactásia do recém-nascido é uma raridade. A capacidade de produzir lactase vai-se perdendo com a idade começando pelos dois anos e atinge cerca de 10% dos adultos protugueses mas, achega a 75% em certas etnias africanas e 90% em certas zonas àsiáticas. No norte da europa a doença é rara. ADQUIRIDA - A Deficiencia de Lactase aparece em certas doenças (enterite viral, Doença Celiaca, Giardiase, Doença de Crohn) levando à consequente intolerância ao leite. Quando a doença melhora a intolerância desaparece
COMO SE DIAGNOSTICA A DEFICIÊNCIA DE LACTASE? Muitas vezes o doente nota que sempre que bebe leite em maior quantidade, tem dor abdominal, ouve ruidos intestinais, tem diarreia e distensão abdominal. A lactose uma vez que não é absorvida fica no intestino e funciona como laxante osmótico que ao chegar ao cólon por acção das bactéria se transforma em ácido láctico e CO2 que vão aumentar a diarreia e a dor abdominal. O diagnóstico pode ser confirmado com o Teste de Tolerância à Lactose (TTL) ou pelo Teste Respiratório. O teste mais simples e mais fácil é fazer abstinência de leite e produtos com leite durante uma ou duas semanas e ver o resultado. Se os sintomas desaparecem a causa é muito provavemente a ausência de lactase.
QUAL O TRATAMENTO? Muitas pessoas toleram bem um copo de leite mas têm sintomas se beberem dois. Outros toleram meio copo de leite. A lactase existe comercializada em líquido e cápsulas. Quase todas ou todas as marcas vendem leite sem lactose. O leite e seus derivados são alimentos importantes que não devemos dispensar.
As cápsulas com lactase devem ser tomadas imediatamente antes da ingestão de lactose ou, pode o conteúdo das cápsulas, ser dissolvido no leite.
Estes são apenas dois exemplos das várias marcas que comercializam leite sem lactose.

INTESTINO DELGADO